Braga em chamas

Fotografia do Público.

Esta noite foi uma noite estranha em Braga. Foram lançados pneus em chamas para dentro de duas dependências bancárias e para a porta da Câmara Municipal. Tudo isto tem contornos muito estranhos, fazendo lembrar atentados de outros tempos e de outras paragens.

O facto de se tratar de um ataque a bancos e a uma sede de município, locais simbólicos de poder financeiro e político, sem que nada tenha sido roubado, pode indiciar um acto anarquista. Verdade é que se trata de um acto que se pode considerar terrorista.

Não deixa de ser significativa o momento escolhido para a realização destes crimes, nas vésperas de dois actos eleitorais muito significativos e numa altura de grave crise económica. Há algumas semelhanças com o ambiente do início do século XX, em que floresceu o anarquismo e actos deste género.

Mas claro que tudo isto pode não passar de coincidências e de um acto de puro vandalismo inconsequente.

6 reacções:

Samuel Silva | 15:51

Quando fui para Braga atrás disto, pensei no mesmo: se fosse aqui ao lado, em Espanha, os jornais estavam todos a chamar-lhe acto terrorista. E Portugal continuamos como um país de brandos costumes.

O acto é gravíssimo. Bem mais grave do que a anedota da bandeira monárquica em Lisboa.

Anónimo | 16:11

Curioso: um blog de Guimarães faz a primeira referência da blogosfera ao assunto do momento em Braga.

Paulo Lopes Silva | 16:16

Lamentável! São 3 actos, que podem muito bem ter sido um acto comum, que devemos todos repudiar veementemente! Faz sentido a análise, que não sei se é tua, mas que fazes no texto, do acto vir de grupos anárquicos.

Reflexo de alguma coisa? Comparação com outros tempos? Eu prefiro chamar-lhe tão somente terrorismo e pedir a sua condenação!

Cláudio Rodrigues | 19:58

Bem, eu não percebo nada de política, mas para mim Anarquismo não é sinónimo de vandalismo, mas talvez de uma ideologia socialista talvez demasiado à esquerda, onde não se aceita o poder.

Até percebo que se possa fazer uma associação, mas que não deixa de ser perigosa, pois este acto a ser político deve ser considerado de terrorista e não de anarquista, não vão os leitores confundir-se.

Paulo Lopes Silva | 20:14

nenhuma ideologia é sinal de vandalismo, creio. mas a forma como foi feito, na Câmara, símbolo do tal poder que não respeitam, e nos bancos, símbolos do grande poder económico que faz confusão à esquerda mais à esquerda, pode perfeitamente ser analisado como é feito no texto.

Tiago Laranjeiro | 22:15

Cláudio, os anarquistas utilizaram muito no passado (e no presente, em menor escala) a luta armada. Eram muito frequentes na primeira metade do século XX atentados bombistas de anarquistas. Um país onde estes ataques se fizeram sentir muito foram em Espanha até ao final da Guerra Civil.