Das listas legislativas (III)


Afinal, o PSD também perdeu uma batalha com a distrital na composição das listas das legislativas. Apesar dos três nomes vimaranenses candidatos por Braga, há também demissões entre as hostes laranja, tal como houve no PS.

Carlos Vasconcelos é, no entanto, apenas a face mais próxima da forma como Manuela Ferreira Leite geriu as listas do PSD. A líder fez o que quis, revelando pouca ou nenhuma consideração pelas estruturas locais. E neste partido as bases até costumam contar.

A ex-ministra das Finanças encheu as listas social-democratas de tralha do cavaquismo, como se não tivesse havido Portugal depois de 94. Ressuscitou Deus Pinhieiro e Couto dos Santos (Alguém com menos de 40 anos os conhece?). E correu (não me ocorre melhor palavra) com todos os opositores. Uma purga, dir-se-ia, se a coisa ocorresse noutras latitutes políticas.

8 reacções:

Tiago Laranjeiro | 15:00

"Em causa esteve o facto de o presidente da secção distrital do PSD, Virgílio Ferreira, ter decidido retirar o nome do vereador vimaranense da lista de candidatos às legislativas de 27 de Setembro, sem o informar previamente dessa intenção."

Ora, o que aconteceu foi que o nome de Carlos Vasconcelos, tendo sido indicado pela secção de Guimarães do PSD, foi deliberadamente excluído por Virgílio Costa na lista de nomes enviados para a nacional. Neste caso não se pode imputar qualquer culpa a Manuela Ferreira Leite.

Samuel Silva | 15:02

Não haverá culpa directa. Mas a "dança das cadeiras" que o PSD teve que fazer a nível distrital (e noutras distritais também) está ligada à forma como a presidente do partido impôs as suas regras na constituição das listas.

Vasconcelos é apenas um "dano colateral".

Tiago Laranjeiro | 15:04

Mas neste caso o dano foi mesmo provocado por Virgílio. O nome de Vasconcelos não seguiu para Lisboa com a restante lista de nomes indicados pelas secções à distrital. Francisca Almeida e Emídio Guerreiro seguiram, as outras duas indicações da secção, seguiram...

Samuel Silva | 15:06

Sim, entendi. Agora especulo: Não sabia Virgílio que tinha as malas feitas antes mesmo de ir para Lisboa com os nomes?

Tiago Laranjeiro | 15:10

Eu penso que não soube. As listas foram construídas no maior secretismo. Com o aproximar da data de divulgação, naturalmente começou-se a especular, mas a certeza só a terá tido na terça-feira à noite, com a divulgação da lista. Penso eu de que.

Samuel Silva | 15:14

Mas isso somos apenas nós a especular. Facto é que Guimarães perde um deputado (considerando Rodrigues como um deputado nacional, pelo facto de ser líder da JSD). E, aposto eu, um bom deputado.

O peso político desta terra anda pelas ruas da amargura.

Tiago Laranjeiro | 15:19

Estás enganado, Samuel.

Carlos Vasconcelos foi indicado, com Emídio Guerreiro e Francisca Almeida, para a lista de deputados. No entanto, não seria expectável que nenhum, para além de Guerreiro, fossem em lugar dito elegível. Portanto, Guimarães não perdeu qualquer deputado.

Vasconcelos insurge-se contra a falta de palavra e desrespeito da distrital, ao não incluir na lista enviada para Lisboa um nome que havia sido indicado, conforme combinado, por Guimarães.

Samuel Silva | 15:21

Agora baralhaste-me. Francisca, Emidio e Vasconcelos eram, por assim dizer, a shorlist de Guimarães? Mas não iam com lugares definidos?