Criminalidade e Pobreza

Alertado por algumas conversas na rua, e por notícias mais oficiais de alguns órgãos de comunicação social, estou neste momento muito preocupado com a onda de criminalidade que se tem vindo a sentir na nossa região. A situação económica, aliada a esta altura do ano em que normalmente sentimos com mais força a entrada de outros tipos de criminalidade no dia-a-dia estão a começar a assustar. E quem vive atento e virado para zonas mais problemáticas, no caso, do nosso concelho, vê como nunca viu, além dos roubos, situações de pobreza extrema que levam a situações de desespero como a procura de alimentos nos despojos em qualquer esquina.

É um facto que existem demasiados cidadãos sem capacidade financeira, e por vezes a vida não dá mesmo grandes soluções. Por más opções individuais mas não só. E é urgente resolver este problema. Mais do que policiamento, também esse necessário, precisamos de crescer economica e socialmente de forma a podermos dar soluções a quem delas precisa. Mais emprego e mais segurança social. Aproveitemos esta fase de boas graças e bolsos largos de quem quer ganhar eleições para exigir soluções.

3 reacções:

Samuel Silva | 19:20

Onda de criminalidade? Diz-me lá onde anda ela?

Paulo Lopes Silva | 20:30

Não sei se o termo é o mais correcto, mas vejo queixas de situações, quase sempre pouco graves, que acabam às vezes até por não serem apresentadas queixas, por falta de vontade ou por pena. E por outro lado uma outra série de situações já mais complicadas a que até a comunicação social tem dado alguma cobertura.

Reforço que a expressão de onda pode estar mal empregue ou exagerada.

Anónimo | 12:06

A onda de criminalidade é um chavão que surge sempre em períodos tórridos (meteorologicamente falando) marcados por falta de informação para encher chouriços nas tv´s e nos jornais ditos de "referência" e que não passam de projectos gráficos apimbalhados