Reflexos de ontem

Hoje fui à procura dos reflexos da apresentação do projecto de Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012 na imprensa escrita. Comprei o Público, o JN e o Diário do Minho, o primeiro porque é o meu jornal (ou costumava ser até há algum tempo atrás), os últimos dois porque sabia estarem a acompanhar a evolução do projecto. Por sinal, faziam os dois primeira página com o assunto, ainda que o JN atirasse depois a notícia para a secção de Cultura, a última do jornal.

Já o Público remeteu a notícia para a última página da secção Local, página partilhada pelo "Local" de Lisboa e do Porto. É inacreditável que este diário de referência dê, num texto quase do mesmo tamanho, direito a constar na secção Nacional à notícia da suspensão do advogado do Bibi (qual é o nome dele mesmo?) e remeta a notícia de um evento de dimensão EUROPEIA para as páginas menos lidas.

Das televisões só acompanhei os telejornais da noite dos três canais de sinal aberto. A SIC foi a única que deu a reportagem (pelo menos que eu tivesse visto), fazendo um directo do Grande Auditório do CCVF, com o jornalista a falar num tom tão baixo que se tornava quase imperceptível. Para piorar, estava a falar por cima do discurso de José Sócrates. Nem um minuto dedicou ao assunto.

Pode ser que agora que uma das agências de comunicação do PS está a trabalhar com o projecto as coisas mudem um bocado. Será interessante acompanhar a evolução da atenção mediática ao evento...

Nota: no meio disto tudo, o jornal que melhor está a acompanhar o projecto é o bracarense Diário do Minho. Obrigado, Braga!

1 reacções:

Anónimo | 11:34

Bracerense não! Minhoto! Apesar de todo e quase exclusivo destaque que dão aquela cidade.