O novo Toural


A ler: Remodelação no centro da cidade passa no teste, no Jornal de Notícias; Câmara de Guimarães abandona ideia do parque subterrâneo no Toural, no Público; Guimarães cria dois novos parques para compensar fim do estacionamento no Toural, no Público.

A imagem que ilustra o post pode ser encontrada com melhor definição aqui.

13 reacções:

Anónimo | 14:09

Fiquei sem perceber muito bem o que será feito no Toural.
Seria interessante a CMG disponibilizar a maqueta do projecto no seu site, de forma a que todos os cidadãos a pudessem consultar.

Paulo

Samuel Silva | 19:12

Não existe propriamente uma maqueta do projecto. Este está ainda em fase de estudo prévio. Das imagens apresentadas esta semana, a que ilustra o texto é a que me pareceu mais ilustrativa.

Anónimo | 23:25

O projecto não é mais do que um novo ajardinamento do centro da cidade. A câmara com o seu pesoal dos jardins é capaz de o fazer.
Que saudades do Engenheiro Júlio Mendes, verdadeiro Marquês do Pombal. O projecto por ele defendido era muito mais marcante e de futuro. Este projecto é um projecto de Velhos do restelo. O anterior era um verdadeiro projecto.

Rui Silva | 13:38

O outro prototipo de projecto foi feito em duas semanas e com exigências (parque de estacionamento) que este não tinha. Não passou de uma simulação simplificada em 3D, sem grandes justificações técnicas. Pelo menos neste deram-se ao trabalho de medir fluxos de trânsito/paragem de carros e peões. E embora não exista nenhuma apresentação em AutoCAD, há a noção clara do que se pretende fazer e por que motivos.

Samuel Silva | 16:55

Concordo com o Rui. Este é um projecto muito mais coerente, pensado e sólido. Há pormenores absolutmanete brilhantes, como a ideia do pavimento, a renovação do jardim da Alameda, o crescimento do Republica do Brasil e a reabertura da Torre.

Anónimo | 22:09

Acho-vos piada. Só porque vos fizeram uma apresentação do projecto, este é que é bom.
Na minha óptica perde-se a verdadeira oportunidade para reformular com brilhantismo o toural.
Alguem conhecia o anterior projecto a este pormenor?
Já diz o povo, qualquer burro come palha é preciso é sabe-la deitar.
Parece que desta vez o magalhães soube alimentar o animal.

Tiago Laranjeiro | 22:12

Este projecto não me desagrada, embora reconheça que não vá mudar por completo a face do Centro Histórico (e será que isso seria positivo?). Mas que eu saiba o anterior projecto não passava de uma maqueta, de um esboço, logo sem pormenor... No anterior havia um enorme risco de tanto o Toural como a Alameda ficarem zonas mortas após o escurecer, com tudo o que isso acarreta.

Cláudio Rodrigues | 23:01

Vão fazer um novo acesso às Hortas?

Samuel Silva | 23:28

Segundo sei, sim, Cláudio. Está prevista uma nova ligação, por trás de onde hoje se encontra a estátua do conde de Arnoso, que passará à margem do belíssimo tanque público.

Cláudio Rodrigues | 23:40

Pois, é o que parece na imagem... O Campo da Feira é que fica estranho... Não sei bem.

Samuel Silva | 23:43

Estanho como? Eu gosto do conceito, ainda que me pareça estar a precisar de ser amadurecido.

Cláudio Rodrigues | 23:56

Era acabar com o jardim e fazer uma Rambla. LOL LOL LOL Estou a brincar.

Samuel Silva | 23:58

De conseguissemos dar ao Toural, por exemplo, metade da vitalidade da Rambla era uma vitória.
Vá lá, neste verão já temos estátuas humanas no centro histórico...É um começo.