O desinvestimento no Norte II

É de espantar que, de uma região tão fragilizada economicamente, se deixem transferir fundos a ela destinados para a região mais rica do país. Mais, o Norte do país, em vez de estar a trilhar o caminho mítico da convergência com a Europa, está a divergir. Desde 1999 que o PIB per capita em paridade de poderes de compra português se afasta da média europeia, tendo sido em 2008 de 73,7% da média da UE a 27.

Fonte: INE.

Procurei dados sobre as diversas regiões NUT II portuguesas que me permitissem comparar a realidade da região Norte, mas o que encontrei foram apenas referências indirectas (admito que por possível falha minha). O Norte de Portugal está a 59% da média da UE a 27, sendo portanto das regiões mais pobres do país.

Daí o relevo que adquire a fuga de mais investimentos para Lisboa, quando faltam tantos por cá. Daí, principalmente, a importância das falhas na execução do QREN.

Na minha breve pesquisa encontrei um outro estudo interessante: a análise das receitas médias das famílias por regiões em 1990 e 1995. Bem sei que este é um indicador diferente, pelo que uma comparação directa não é legítima, mas permite-nos bem ter uma ideia da realidade nacional.


0 reacções: