A CEC começa agora



José Sócrates está esta tarde em Guimarães para presidir à cerimónia de apresentação da Capital Europeia da Cultura de 2012. No Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor são apresentadas as linhas-mestras do projecto, o modelo de governação, a estratégia do evento e os mecanismos de participação da comunidade na programação cultural. Há grande expectativa quanto a um possível reforço de verbas no orçmaneto da CEC, depois das recentes tomadas de posição públicas dos membros do governo quanto aos investimentos em cultura.


19h05 - O auditório do CCVF permanece vazio. No átrio decorre a recepção aos convidados. Jorge Sampaio, Pedro Burmester, Nuno Portas, o Ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, e o presidente do júri de selecção das CEC, Bob Scott estão já presentes.
19h07 - A documentação entregue aos convidados dá o mote para o que serão os objectivos da CEC a serem anunciados na sessão desta tarde. Esperam-se mais de 500 eventos culturais na programação, 1,5 milhões de visitantes, 200 acções de formação, 500 voluntários, 100 embaixadores, parcerias com 24 cidades e a geração de 24 negócios criativos.
19h11 - A comunicação da apresentação de hoje está a cabo desta empresa. Pistas para quem vai gerir os 8 milhões destinados à comunicação e imagem da CEC 2012?

19h15 - Além do aguardado discurso de José Sócrates, estão previstas as intervenções de António Magalhães, Bob Scott, Cristina Azevedo (Presidente da Fundação Cidade de Guimarães), Carlos Martins (Gestos do Projecto CEC 2012) e do ministro da Cultura.

19h27 - Capital da Memória, Capital de Vida, Capital de Criação, Capital de Ideias, Capital da Cultura. Estas são as ideias fortes da CEC que constam no vídeo promocional já divulgado à comunicação social e nos vários suportes promocionais espalhados pelo CCVF.

19h30 - Mais Emprego, Mais Visibilidade, Mais Atractividade, Mais Criatividade, anuncia-se no vídeo promocional. 6 mil artistas, mil dos quais de outros países europeus, são esperados no evento. Sócrates chegou neste momento ao CCVF.

19h37 - Os convidados entram na sala. Dentro de momentos começará a sessão.

19h43 - Esta é um sessão "Carbono Zero", é anunciado pela organização. Toda a CEC será feita tendo esta questão em atenção. Discursa Magalhães.

19h48 - Magalhães sublinha que a CEC é o reconhecimento do governo do trabalho da cidade na reabilitação urbana e na cultura. Presidente da Câmara sublinha as dificuldades do projecto, mas promete transparência e solidariedade na realização do projecto. "Não é uma meta de Guimarães, é uma meta do país".

19h56 - Magalhães sublinha unanimidade nas votações sobre a CEC em reuniões de Câmara e justifica secretismo à volta do projecto como forma de garantir o seu sucesso. Presidente sublinha ainda boa relação com a Universidade do Minho.

Uma avaria no computador impediu-me de continuar a acompanhar em directo a apresentação. Dentro de momentos, um texto global sobre a apresentação.

0 reacções: