Provincianismos


À falta de conhecimento sobre os reais intentos da autarquia no que à Capital Europeia da Cultura diz respeito – porque o projecto-base ainda é segredo de Estado – as tomadas de posição públicas dos responsáveis políticos acerca do tema são a única solução que nos resta para tentarmos perceber o que se quer de 2012.

Há uma semana, o presidente da Câmara deu uma entrevista ao Povo de Guimarães na qual, entre outros assuntos, se debruça sobre a CEC. Três perguntas simples, com três respostas que muito dizem.

a) António Magalhães refere a partilha de projectos com Maribor e com as cidades da região em que Guimarães se insere como uma das "áreas mais importantes" para o evento. Sobre a partilha de responsabilidades com a população e com os agentes culturais vimaranenses nem uma palavra.

b) Para o presidente da Câmara, a CEC é uma “oportunidade para trazer turistas” e para “promover a nossa cidade”. Mais nada. Está ao nível do Europeu de futebol ou do Mundial de andebol. Sobre a oportunidade de se criar uma dinâmica de criação e produção artísticas no concelho, nem uma palavra.

c) Segundo o autarca, o que é “mais urgente mudar” na cidade antes de 2012 é a forma de atendimento dos estabelecimentos de restauração. “Nós temos de convencer sobretudo os que prestam serviço de restauração e similares de que não é possível fazer a vida rotineira de há trinta anos”. Além do atestado de incompetência dos comerciantes do Centro Histórico – que são os principais veículos da hospitalidade que Guimarães tanto reclama – Magalhães volta a mostrar a fixação nos turistas e na figura externa da cidade. Sobre os vimaranenses, nem uma palavra.

0 reacções: