Com que então, 2012...


Guimarães será Capital Europeia da Cultura em 2012. Faltam, portanto, pouco mais de dois anos e seis meses para o início do evento. Muito pouco se sabe sobre o que se fará para receber esse título/iniciativa europeia, e o que se sabe é extremamente filtrado. A Câmara tem mantido, nesta questão, uma rigorosa disciplina de silêncio, sabendo-se de muito pouco fora das raras declarações oficiais. Faz lembrar outros tempos e outras paragens...

Tanto rigor parece-me excessivo. Da CEC espera-se abertura à sociedade, capacidade de ouvir e de partilhar ideias e projectos. De Santa Clara só têm tornado públicos e posto à discussão os projectos quando prontos. É legítimo, mas não me parece que seja correcto.

Muitos têm comparado o estado do nosso projecto para 2012 com o que partilhará connosco o título nesse ano, ou mesmo com aqueles que nos sucederão. Comparam a dinâmica dos seus projectos com o quase imobilismo do nosso, reflectido no site guimaraes2012.com.

Ora sucede que esse site tem uma história curiosa para contar... Há uns tempos atrás, decidi-me a escrever para o e-mail lá indicado a pedir mais informações sobre a Capital Europeia da Cultura. Eis que me respondem que "O domínio foi registado por cidadãos vimaranenses de forma a evitar que caísse nas mãos de pessoas externas à cidade, uma vez que não tinha sido ainda registado pelas entidades oficiais."

Ora, se assim é, espanta-me o atraso da Câmara em não assumir o controlo do domínio. Se o problema é estabelecer contacto, permitam-me facilitar as coisas: o nome e o número de telefone de quem registou o site pode ser consultado aqui.

0 reacções: