Alta velocidade?

"É vergonhoso que haja apenas nove circulações diárias nesta linha". "Não se pode pedir às pessoas que andem de comboio se não lhes damos boas condições". Estas duas frases, que podiam ser minhas ou de qualquer outro cliente da linha de Guimarães, foram proferidas ontem pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino. A governante não se referia à linha do Ave.

No centenário da linha do Vouga - que liga Espinho a Aveiro e serve cidades com a importância de Santa Mara da Feira, S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis - Ana Paula Vitorino lamentou as poucas circulações diárias e anunciou investimentos para a linha. Os comboios vão passar a ser mais rápidos e mais frequentes. Um ano depois os problemas matêm-se e alguns (como os horários) agravaram-se.

No caso de S. João da Madeira, a câmara assinou um acordo para a criação de mais quatro estações no concelho. Esta "linha-dentro-da-linha" terá comboios próprios e funcionará como uma verdadeiro metro interno. Foi a câmara que assumiu o projecto. No país a caminho da Alta Velocidade, Guimarães continua a ver passar comboios.

0 reacções: