Um cartão curtinho

Na semana passada, a Câmara apresentou o Cartão Jovem municipal, fruto de um acordo com a Movijovem. A iniciativa saúda-se, obviamente. Mas há dois ou três dados a reter.

Primeiro, a Câmara seguiu uma iniciativa lançada pela JSD. Se é verdade que o facto mostra abertura democrática do executivo, não é memos verdade que é sempre um mau sintoma quando um partido de poder se deixa ultrapassar assim na sua capacidade de promover a qualidade de vida da população. Nesse espaço voltou a não se ver a JS. Sintomático.

Além disso, o Cartão Jovem municipal é apenas um cópia de um modelo nacional. Que ainda por cima existe há vários anos, perante a passividade da autarquia. Fica a ideia de que perdemos uns anos de vantagens…

Por último, o Cartão apresentado na semana passada é curtinho. Curtíssimo. As vantagens ficam-se apenas pelos serviços autárquicos e das empresas municipais. É manifestamente pouco num concelho jovem e com uma actividade cultural e associativa, por exemplo, viva. O cartão parece feito à pressa decidido por mero aperto de prazo político, que não deu tempo para contactar as entidades, que agora a Câmara quer ver como parceiras.

Também em matéria de juventude, a AMAVE apresentou o projecto Enjoy, uma espécie de Erasmus para jovens recém-licenciados que vai oferecer três meses de estágio em empresas internacionais de países como a Alemanha ou a República Checa. A AMAVE aproveita da melhor forma a abertura do programa Da Vinci para promover a formação dos seus jovens. Excelente iniciativa. Embora seja uma falácia falar-se em combate ao desemprego, com os seus responsáveis quiseram fazer.

1 reacções:

Dario Silva | 16:15

Faz falta viajar... ir p'ra fora ver como fazem os outros, melhor e pior do que nós.

Há mais passeios e viagens que ao shopping ou ao centro comercial!