Reentré (IV) : A cultura

CCVF: O ano tem sido deles. O centro cultural afirmou-se local e nacionalmente, com espectáculos magníficos, coerência e ecletismo. Os últimos meses do ano vão apenas confirmar a tendência. Hoje começam os encontros internacionais de música, que trazem as tendências eruditas Guimarães. Lá mais para o fim do ano, o GuimarãesJazz será, mais uma vez, um dos eventos mais importantes da temporada. E há a continuação da excelente aposta no teatro e na dança contemporânea. Na musica duas boas noticias para já: os portuenses mesa actuam já em Setembro. No mês seguinte vêm cá os vizinhos Peixe:Avião que, pelo que vi no Barco Rock Fest, vão ser uma das bandas de 2009.

São Mamede: Primeira pergunta: será que o São Mamede reabre em Setembro? A sala privada começou cheia de força, mas depois caminhou imparável para o suicídio. Houve concertos cancelados em catadupa, noites em que se transformou em discoteca e uma programação cada vez mais fraquinha. Até ao final do ano, há uma prova de fogo. Ou agarram agora esta oportunidade ou temo que o futuro não seja muito feliz.

Associativismo: O Convívio está em alta. O Cineclube é um referência nacional. O MAT faz das Taipas um pólo cultural que envergonha a cidade aburguesada. Aos poucos, o CAR quer recuperar a chama perdida com programação regular, à qual por vezes falta qualidade. Há uma nova vaga no associativismo local? É isso que o último trimestre do ano pode ou não confirmar.

1 reacções:

João Marques | 02:23

Samuel já que estiveste no Barco Rock Fest não queres fazer uma analise do mesmo?
É que ainda não vi nada sobre isso. E por parte da organização ainda nada foi dito e estou curioso. Porque, como muita pena minha, não pude estar presente.

E tenho ouvido pessoal a dizer que foi porreiro e outros que foi um fiasco face às expectativas da organização.



Quanto ao tema, do que falas o que mais me atrai é mesmo Peixe:Avião. Vou tentar estar presente, eles que eram, para mim, a grande atracção do BRF, por serem novidade ao vivo.
O espectáculo da Mariza também gostava de lá estar. Não é o meu tipo de música mas gosto de ouvir e ela tem uma grande voz.