Mais do que um clube


Está de Parabens o Francisco de Holanda pelo apuramento para a fase final do Nacional de inicados em andebol. Nada de estranho num clube que se afirmou como uma potência do andebol nacional no que à formação diz respeito.


De há uns anos a esta parte o "Xico" conquistou todos os títulos nacionais dos escalões de formação, assumindo-se como "a" escola nacional da modalidade. Este sucesso vai permitindo a um clube com gravíssimos problemas financeiros - fruto da má gestão do passado e, arrisco dizer, a uma excessiva monopolização de apoios que o concelho dá ao Vitória - consiga fazer boas épocas desportivas no Nacional maior. Houvesse dinheiro para segurar os "craques" e o clube era um caso sério nas competições séniores.


À boa prestação desportiva, associa-se uma fantástica capacidade organizativa, já sublinhada, aliás, pela Federação Portuguesa de Andebol. A final four da Taça de Portugal, o último jogo de qualificação da Selecção principal, a fase de qualificação da equipa nacional de sub-19 e algumas fases finais dos nacionais jovens, tornando Guimarães na Capital do Andebol.

0 reacções: