Os Cinco Projectos, uma vez mais

Já estamos em Abril e, à parte da fabulosa época do Vitória, o tema que domina as conversas em Gumarães é ainda o dos Cinco Porjectos para o concelho apresentados em Setembro. A discussão continuou também no espaço público, nas últimas semanas.

Durante a minha ausência das lides "bloguísticas", a Sociedade Martins Sarmento, num exemplo de compromisso de cidadania para com a cidade que vale a pena sublinhar, tomou uma das posições mais lúcidas sobre o tema. O comunicado da SMS pode ser lido
aqui.

Também o PSD tomou (finalmente) uma posição pública sobre os "Cinco Projectos para Guimarães". Da leitura dos jornais, fiquei a saber o que pensam os social-democratas, que defendem a existência de concursos públicos.

O PSD insiste que a mudança do Mercado foi um erro e defende a instalação de uma Escola de Artes (em parceria com a Escola Francisco de Holanda) no espaço do antigo Mercado e um Espaço de Arte Moderna dedicado a José de Guimarães, ao mesmo tempo que critica o investimento na Casa da Memória (ficaria melhor no Castelo, diz o PSD). Ficam ainda elogios ao CampUrbis, "um projecto sem defeitos a apontar"

Tropecei, entretanto, no blog de um grande amigo em mais uma opinião sobre o Toural. O texto, em seis partes, vale a pena.
Guimarães: O Projecto do Toural I; Guimarães: O Projecto do Toural II; Guimarães: O Projecto do Toural III; Guimarães: O Projecto do Toural IV; Guimarães: O Projecto do Toural V; Guimarães: O Porjecto do Toural VI.

0 reacções: