A marca Guimarães

O programa das Sic Notícias Imagens de Marca da semana que agora termina foi dedicado a Guimarães. O programa pode ser um bom instrumento de promoção da cidade, e acaba por tocar quase todos os pontos-fortes da oferta turística e vitalidade do Berço: O centro histórico, as festas Gualterianas e Nicolinas, o Museu Alberto Sampaio, as Pousadas, a cultura e obviamente a candidatura a capital europeia e tradições como o ferro, os bordados e o barro.

O programa aponta ainda o lado inovador de Guimarães: a aposta no I&D e na Internet, a presença importante da Universidade do Minho e do Ave Park e as empresas que partiram dos sectores tradicionais para se afirmarem nos novos mercados.

No fundo, o Imagens de Marca, glosa as potencialidades de Guimarães que os vimaranenses mais atentos são capazes de destacar, acabando por não trazer novidades para dentro. Mas leva-as para fora. E essa é uma das críticas que mais vezes tenho feito à promoção turística e cultural da cidade: Esta tem de ser feita fora de Guimarães, para atrair novos públicos, porque de nada nos vale o auto-elogio e a auto-promoção.

É isso mesmo que diz também Cristina Amaro: “Guimarães é uma cidade ainda com um longo trabalho de promoção a fazer”. Tal como nos elogios, também as críticas não são novas.

O programa pode ser visto aqui. Vale a pena ler também a opinião da coordenadora do Imagens de Marca sobre Guimarães.

1 reacções:

Anónimo | 01:55

Há um certo Carl que, deambulando pela AVENIDA, resolveu dar a sua bracara opinião sobre a nossa marca.
Depois caíu em si e sonhou...