Debate sobre os 4 projectos: Primeiro capitulo: algumas notas

Casa cheia: Sem ter tanta gente como o debate sobre o projecto para o Toural na Sociedade Martins Sarmento (até porque o espaço não o permitia), o primeiro debate organizado pela Muralha cerca de meia centena de pessoas ao São Mamede, o que me parece bastante razoável. Deste modo os vimaranense deram mais uma prova de vitalidade cívica, que tantas vezes têm deixado patente neste dossiê.

Ausência dos vereadores do PS: No debate da SMS tinham estado presentes o presidente da Câmara e outros dois vereadores do PS. Desta feita nenhum eleito socialista marcou presença. No sentido inverso, o PSD local compareceu em força.

Os arquitectos: António Gradim, autor do projecto de requalificação do antigo mercado municipal, e Paulo Castelo Branco, responsável pelo novo espaço da feira semanal estiveram presentes. O discurso foi excessivamente técnico, quando já se percebeu que os vimaranenses não querem tanto discutir se a estrutura é alta ou baixa ou o pavimento tem ou não impermeabilidade. Os vimaranenses querem é discutir a opção política por detrás de cada um dos projectos. E isso não se faz com os técnicos, por muito esclarecedores que o sejam.

Novidades: em relação à primeira apresentação pública, o projecto do mercado foi apresentado com ligeiras alterações. Gradim prevê construir algumas “lojas duplex” e fazer um reforço visual da Casa da Memória com recurso a um espelho de água.

Discurso de preconceito: Ver gente com responsabilidade a repisar um discurso de preconceito que eu pensava existir apenas em camadas menos esclarecidas da população (que inocente sou) preocupa-me. O problema da feira é porque é feira por “agentes económicos à margem da legalidade” e gente “de fora”. Da mesma forma que o mercado é “usado pelas senhoras”.

Indefinições: O autor do projecto da feira semanal diz que este ainda não passa de um esboceto de um projecto. O arquitecto da Casa da Memória diz que projectou um contentor, mas que o espaço ainda não tem um programa especifico. Afina os projectos ainda não são.

0 reacções: