Cultura em Fevereiro: Mês cheio no Minho

Depois de um mês de Janeiro a meio gás, Fevereiro vai ser cheio de cultura nas casas de artes do Minho. É bom sinal. E a verdade é que a região se assume como o segundo pólo cultural do país, depois de Lisboa.

Ainda assim, os minhotos não parecem satisfeitos com o que têm. Tenho sido crítico da política cultural local, especialmente a vimaranense. E, ainda que o panorama o CCVF, tenha melhorado muito, a verdade é que há por onde optimizar a casa de cultura de Guimarães.

Outras vozes críticas podem, por exemplo, ouvir
aqui (podcast da Praça do Município na RUM, em relação ao Theatro Crico) ou ler aqui e aqui (Tiago Laranjeiro critica as opções do CCVF).

A verdade é que Fevereiro vem cheio nas quatro grandes casas de cultura do Minho. Embora haja casas que trabalham melhor que outras. E nessa “batalha” parece-me que o Theatro Circo continua a levar a dianteira em relação ao Vila Flor.

Quanto os “outsiders”, apraz registar o caminho seguro que o
São Mamede tem vindo a fazer. Em Fevereiro passam pela Centro de Artes e Espectáculos de Guimarães os portugueses Wraygunn e Lydia Lunch, que sendo um nome pouco conhecido é uma espécie de lenda da cena alternativa.

Já a
Casa das Artes, parece-me desorientada. Recebeu o inenarrável João Seabra há pouco tempo e terá O Clube das Divorciadas em Fevereiro. Mas há espaço para boa cultura em Famalicão, nomeadamente o concerto (único em Portugal) de Little Annie e
Melissa Walker. Fora da música, há duas peças de teatro, “Fábrica do nada” e particularmente “Stabat Mater” com a enorme Maria João Luís.

Promessa forte é o concerto de
John Cale, ex-Velvet Underground, na Casa das Artes.

Entre os “dois grandes”, o
Circo continua a levar vantagem. Tem mais espectáculos, maior diversidade, e tem qualidade acima da média, especialmente na música. Por Braga passam os Raveonettes, Pluraman & Julee Cruise (a voz do tema de Twin Peaks), Ebony Bones (garantem-me: um dos nomes grandes da música mundial em 2008) e o português David Fonseca. Também haverá Samba da Rainha e Balanescu Quartet, numa inclusão pela World Musica, o território até aqui quase exclusivo do CCVF. E a Ópera do Vagabundo.

O Circo vai ter Collen em Março. E só é pena ter deixado escapar Patrick Watson e Feist.

Outra área até aqui inexplorada em Braga foi a programação infantil. E este mês há dois musicais para as crianças. E há Teatro, muito teatro, com a comédia, “A Separação”, “Turismo Infinito” pelo Teatro Nacional São João e as novidades da CTB.
Em Guimarães, além da
“Dúvida” a que já dei destaque, há dois espectáculos de Dança, “Respira”, de Alda Bizarro, “Scope”, de Rui Horta, e o Novo Circo da companhia Último Momento. Há pouca música, mas continua a boa aposta no Café Jazz.

A tendência geral dos últimos meses mantém-se. O Circo à frente, Vila Flor a dar passos seguros, agora que tem um caminho e a Casa das Artes fora de forma mas com um ou outro espectáculo de destaque. O São Mamede é um player novo, que pode mudar as contas. A parte boa é ter tanta e tão boa oferta a um máximo de 30 quilómetros de casa.

1 reacções:

Dario Silva | 23:26

Re-acção, Cidadania, Polimento.
N'uma cidade perto de ti: http://bragaporto40minutos.blogspot.com/

Abraço,

Dario Silva.