"É no que dá o jornalismo preguiçoso"*

No Prometeu, Victor Ferreira conta uma engraçada (ou será trágica?) história que retrata na perfeição o jornalismo que se vai fazendo em Portugal. Os ingredientes são simples: Um press release anuncia a reabertura do Café Toural, com um projecto de "um arquitecto espanhol". resolveu promover-se enviando aos jornais um press release em que anunciava a sua abertura.
Um jornalistas da secretária, fascinados pelas potencialidades da informática (leia-se copy&paste) publica a notícia. Só que o café era afinal um blog.

A história toda pode ser lida aqui.

Há uns anos, quando estava na direcção editorial do Académico, semanário dos alunos da Universidade do Minho, também recebemos um press que anunciava a candidatura à presidência da Associação Académica de um tal José Carlos Bacalhau. Na altura, foi o Diário do Minho quem caiu na partida e publicou a notícia, ainda que em forma de breve. Nós, que não passavamos de miúdos em formação, fomos confirmar a notícia que não o era. Mas as boas práticas não são para todos nesta profissão.

*o título também é do Victor Ferreira.

0 reacções: