Ciência, preconceito e idiotice

«O evangélico Charles Brabec compara os crânios de um homem e de um símio para concluir que não podem partilhar um passado comum. “O Volkswagen e o Prosche também têm muitas semelhanças, mas isso acontece pelo facto de terem o mesmo construtor”»

Charles Brabec é um dos defensores do Criacionismo em Portugal. Os senhores defendem que se deve ensinar nas escolas que foi Deus quem criou o mundo e que os fósseis são resultado do Dilúvio. Entre outras bizarrias. A Visão do dia 18 de Outubro publica uma reportagem com os profetas desta corrente no nosso país.

Sem base científica, têm-se valido de lobbys para se afirmar em países como o Estados Unidos – pelo menos a Europa tem-lhe posto travão. A reportagem que li na Visão apenas me reforça a convicção de que o disfarce cientifico que os Criacionistas colocam na teoria não passa de uma catequese disfarçada.

Na última semana, o Nobel James Watson justificou geneticamente a inferioridade intelectual dos negros face aos brancos. Watson veste a capa de cientista para afirmar preconceitos bárbaros que a mesma ciência se tem encarregado de desmistificar. O comité Nobel costuma distinguir génios. Às vezes também distingue idiotas.

0 reacções: