Bolonha e a UM

“Cerca de 50 docentes do Ensino Superior poderão ser despedidos, em três estabelecimentos do Norte do País, por causa da adaptação dos cursos ao Processo de Bolonha”, noticiava a Visão na sua edição da passada semana.
Bolonha será, mais do que a propalada revolução no Ensino Superior europeu, isto mesmo: uma correcção economicista do suposto sobredimensionamento das Universidades Públicas. Reduz-se o número de anos de formação financiados pelo Estado, reduz-se o número de professores e adapta-se a formação às necessidades do mercado, esquecendo a vertente académica.
Ganha o Estado, ganham os gestores das faculdades, perdem os alunos: Formar um Sociólogo ou um Biólogo em cinco anos não é o mesmo que o formar em três, por muito que nos queiram convencer do contrário.
Destes 50 professores em risco, “cerca de 35”, são docentes na Universidade do Minho. E entre os 35 da UM, 15 são professores do Instituto de Ciências Sociais, ou seja, quase metade.
Não acredito que esta seja a única Escola sobredimensionada na UM. Tampouco aquela que tem piores investigadores e docentes – o Centro de Estudos de Ciências da Comunicação da UM foi considerado o melhor do país, assim como a sua licenciatura em Comunicação Social.
A questão aqui é outra. O afastamento destes 15 elementos do ICS é político. Moisés Martins, o presidente do ICS da UM, foi o adversário do actual Reitor, Guimarães Rodrigues nas últimas eleições na academia. O ICS é a única voz crítica dentro da UM e a única Escola capaz de questionar o projecto da actual Reitor para Bolonha. Que melhor maneira de mostrar quem manda do promover uma “sangria” entre os principais opositores?
Moisés Martins alertou durante a campanha eleitoral na UM para os tiques absolutistas do actual gestor da UM. Este é um exemplo. E esta semana chega mais um: À Visão, o António Guimarães Rodrigues respondeu à questão dos despedimentos com um evasivo “não comento”. Elucidativo…

0 reacções: